Exercícios para Homens

Exercícios para Homens

Os melhores exercícios para homens de acordo com a idade.

Exercícios para homens são recomendados em qualquer idade, mas há um certo receio, principalmente quando ficamos mais velho, de qual modalidade escolher. Para te ajudar a escolher o que praticar, escolhemos algumas dicas.

Primeiro o esporte deve ser escolhido de acordo com as limitações de saúde de cada um. Os esportes com menos exigência física são mais recomendados aos mais velhos, mas, mesmo assim, há uma mistura muito grande.

O que não é recomendo para os que têm a idade mais avançada são as atividades que exigem alto esforço, como futebol e corrida, lembrando que todo mundo deve fazer um exame antes de qualquer atividade, e quem tem idade avançada é mais importante ainda.

Ja a musculação é bom a vida toda, desde que feita com critério, assim como a caminhada, se for de forma regular e acelerada, é tão bom quanto a corrida.

Exercícios para Homens aos 20 anos

Depois da adolescência, é muito comum o homem estar com excesso de peso, devido aos maus hábitos alimentares adquiridos até então. Nesta fase, quase não existem restrições, apenas é bom ter atenção à postura.

Atividades indicadas: Sem restrição. Atividades que tenham sempre um estímulo como as desportivas e coletivas e de competição (vôlei, futebol, basquete) e as de academia de uma maneira geral são boas opções. É importante que nesta fase o homem tenha sempre bons estímulos para que não desista. Faça algo que lhe dê prazer e de uma maneira que esteja bem distribuída aos seus horários, para não sobrecarregar a rotina e te levar a parar.

Exercícios para Homens aos 30 anos

Nesta fase o homem começa realmente a se preocupar mais com a saúde e estética, pois as respostas metabólicas e fisiológicas já começam a ficar mais lentas. Ainda quase não há restrições. A musculação passa a ser muito importante, pois vai trazer resultados estéticos e de fortalecimento para toda a cadeia postural e articular, evitando as lesões futuras.

Atividades indicadas: Alongamento ou atividades que trabalhem flexibilidade, musculação, aeróbio (bicicleta, esteira, atividades desportivas).

Exercícios para Homens aos 40 anos

Com 40 anos há mais necessidade de que o treino seja prescrito de uma forma mais complexa, pois o homem começa a apresentar alguma restrição. Assim o treinador deve ser mais específico na prescrição das atividades. É importante que faça um teste ergoespirométrico em uma clínica especializada, para averiguar suas atuais condições cardiológicas e a forma e intensidade que o treinamento aeróbio será prescrito.

Atividades indicadas: Alongamento, musculação, treinamento aeróbio (com prescrição de intensidade).

Exercícios para Homens aos 50 anos ou mais

Passando dos 50 a prescrição e o acompanhamento personalizado são essenciais, pois as patologias limitantes são visíveis e presentes. Faça todos os exames necessários, além do ergoespirométrico é claro. Nesta fase a atividade física é quase uma obrigação, o homem também apresenta uma diminuição da massa óssea nessa fase.

Atividades indicadas: Alongamento, musculação ou atividades de ginástica com peso ou aparelhos, atividades aeróbias.