Musculação ou Aeróbico

Musculação ou Aeróbico

A opção correta depende dos seus objetivos.

Musculação ou aeróbico qual fazer primeiro? Pesquisas apontam que não há grandes diferenças se um é realizado antes ou depois.

Quem nunca se perguntou: O que é mais eficiente para uma hora de exercícios? 30 minutos de aeróbica e 30 minutos de musculação, ou vice-versa? Muitos frequentadores de academias dedicados já ouviram que exercícios aeróbicos e exercícios de resistência não devem ser combinados em uma malhação, ou se forem, que um tipo sempre deve vir em primeiro lugar.

A teoria por trás dessas afirmações é que cada forma de exercício interfere fisiologicamente com a outra, podendo neutralizar os efeitos desejados do treino.

Mas novas pesquisas mostram o contrário. Num estudo feito nos Estado Unidos, voluntários jovens e saudáveis pedalaram vigorosamente em uma bicicleta ergométrica usando uma perna e em seguida realizaram exercícios de resistência com as duas, isto é um dos membros fez os dois tipos de exercício, o outro apenas levantou peso.

Após cinco semanas, as duas pernas estavam igualmente maiores e mais fortes. Pedalar primeiro não havia reduzido os efeitos do treino com pesos.

De maneira similar, um estudo de 2012 com homens sedentários de meia-idade descobriu que eles desenvolveram mudanças moleculares específicas nos músculos das pernas após o uso da bicicleta ergométrica – e essas mudanças eram diferentes daquelas que ocorriam com treinos com pesos na parte inferior do corpo.

Mas quando realizaram os dois tipos de exercício, um após o outro (fazendo metade do treino com cada um), desenvolveram robustamente os dois tipos de respostas moleculares.

O mais revelador foi que nesses estudos, a ordem dos exercícios foi irrelevante. No estudo de 2014, os homens pedalaram e depois levantaram pesos, no estudo de 2012, eles levantaram pesos e depois pedalaram. Ao que parece, os músculos não percebem a diferença.

Sendo assim, não se preocupe muito com a ordem de seus treinos. Simplesmente monte um esquema de malhação que seja conveniente para você.

A combinação pode ter melhores resultados

A musculação queima mais calorias que exercícios aeróbicos porque o corpo começa a gastar muito mais energia. Quando os músculos ficam mais condicionados o metabolismo fica mais acelerado e consome mais calorias durante o dia para manter esse estado físico.

Já o aeróbio é um treino de resistência. Gera energia para os músculos e proporciona maior oxigenação. Por esta razão nem todos podem praticar estes exercícios, já que exige grande esforço cardiovascular. Outra diferença é que “os aeróbios não proporcionam um aumento considerável de massa muscular, não estimulam os músculos do tronco nem dos membros superiores.

Por isso uma combinação de treino de musculação e exercícios aeróbicos pode ser a melhor maneira de pessoas acima do peso diminuírem peso e medidas na cintura e conseguirem um corpo mais definido.